“- Você se sente realizada/o?” – pergunta comum para checar o sucesso ou fracasso de alguém em determinada fase, geralmente após alguma transição: mudança de emprego, carreira, de moradia, de estado civil, de vida. A realização nessa pergunta vem com a carga de cumprir um ideal, quando se dá um check numa meta.

A resposta a essa questão pode revelar muito de como lidamos com acertos e erros. Será que meu “sim” soaria como total sucesso, enquanto o meu “não” seria interpretado como completo fracasso? Para evitar o engessamento num desses dois lugares, prefiro responder: “- Eu me sinto realizando.” Hoje sinto que é nesse gerúndio que vejo a realização aparecer. E faz mais sentido quando olho pra história dessa palavra e encontro: realis (verdadeiro) + izare (fazer), e realis vem de res (objeto, coisa), ou seja, somando: fazer algo verdadeiro.

Escolhi esta como a última das *6 propostas para a Incipit* este ano (inspirada nas Seis propostas para o próximo milênio, do Ítalo Calvino) porque ela abre espaço para a experimentação de si, de algo que faz sentido e que pulsa internamente. Realizar traz a notícia do fazer que nasce de uma ideia que, no meu caso, passou pelo papel, mas que tem a hora de sair dele: a hora de acontecer. Realização, para mim, é como a conjunção de vários planos de acontecimentos – envolve a percepção de algo que acontece dentro; o fazer/concretizar/materializar algo numa forma; a percepção de como essa ação reverberou; um lampejo de emoção pelo feito (alegria, tristeza, raiva…) que abre a possibilidade de outro ciclo, início de outro movimento, de uma nova jornada.

Ela é impulsionadora, gera energia para novas ideias, desejos e inícios. É por isso que a Realização fecha esse ciclo: para me dar abertura, movência e curiosidade pela busca da próxima forma de materialização.

***

Um dos trabalhos que mais me movem pelo campo da realização é a Oficina de Identidade Profissional. Nela apoio pessoas que desejam materializar projetos autorais no mundo, começando pela reflexão da linguagem adequada para identificar sua proposta. São 4 encontros para gerar clareza sobre sua prática profissional e para fortalecer a confiança na comunicação de sua marca. Quer saber mais? Escreva para contato@incipithub.com.br ou deixe seu comentário aqui.