A Incipit nasceu em março de 2016 como um laboratório para experimentar minhas viagens sobre coaching, literatura e linguagem. Depois de conhecer tanta gente, trocar saberes com pessoas tão queridas, participar de cursos e vivências, atuar como coach, consultora textual, colaboradora em projetos de Educação a Distância, professora de escrita criativa, entre outros desafios, em 2018 nasce um novo conceito: a INCIPIT HUB

Um hub de ideias e saberes para ajudar no pontapé inicial de projetos pessoais e profissionais | Um laboratório de início de histórias que tem como base Literatura/Linguagem, Comunicação textual e Tecnologias aplicadas à transmissão de conhecimento.

INCIPIT (leia “ínkipit“). Do latim, inicia, começa. Primeiras palavras de um texto e primeiras notas de uma partitura que ajudam a identificar a composição completa.

Inícios podem ser faíscas de potencialidade, entusiasmo, criatividade, paixão e encantamento. Inícios podem acender chamas de ansiedade, angústia e medo. Inícios podem mover e podem paralisar. Geralmente, são caracterizados pelo adjetivo novo: novo projeto, novo texto, novo livro, novo emprego, novo cargo, novo desafio… enfim, “começa a vida nova” (incipit vita nova, na Divina Comédia, de Dante). Inícios são singulares, ímpares e irrepetíveis. Inícios são fronteiras. Foi para acompanhar e apoiar a travessia dessas fronteiras que a Incipit Hub nasceu.

HUB. Do inglês, eixo, pivô, centro. Na tecnologia, aparelho que interliga computadores numa rede local e concentra e controla a transmissão de dados entre eles.

Por meio do diálogo, geramos conexão entre nós e os discursos, as memórias, as ideias, os saberes, as habilidades e as emoções que nos compõem. A todo momento, em qualquer conversa e espaço, transmitimos e recebemos essa série de dados. Inícios, no entanto, nos fazem remexê-los e reordená-los. É na fronteira com o novo (com o desconhecido) que redefinimos, concentramos e rearticulamos os elementos mais importantes da nossa história. Por isso, inícios nos fazem sair do eixo: porque o eixo antigo não oferece o suporte necessário à nova história. Assim, inícios pedem novo eixo, nova perspectiva.

“cada vida é uma enciclopédia, uma biblioteca […] onde todos os elementos podem ser continuamente remexidos e reordenados.” (Ítalo Calvino).

Somos um hub de comunicação e desenvolvimento humano. Por meio do diálogo qualificado, embasado na Literatura, na Filosofia, na Ontologia da Linguagem, na Análise do discurso e no Coaching, estabelecemos um espaço de conexão e acolhida para que as pessoas possam articular as linhas e entrelinhas de seu discurso e os elementos de sua história.

Criamos este hub como um ponto de convergência para oferecer suporte e sustentação para inícios inspiradores.