O tema do dia pra quem atua com comunicação, marketing, influência digital e áreas relacionadas é o fim dos likes no Instagram. A remoção do número de curtidas já vem sendo testada em outros países e chegou hoje ao Brasil, para a tristeza de uns e a alegria de outros. Os otimistas acreditam que essa mudança vai impactar a relevância dos conteúdos e dos perfis, promover mais engajamento em postagens menos superficiais e valorizar quem produz conteúdo de qualidade. Há também quem acredite que a interação das pessoas pode diminuir, pois não terão o impulso de “dar coração” para uma postagem maior número de curtidas

Minha opinião pessoal é que as métricas das curtidas continuarão acontecendo “nos bastidores” e o Instagram vai continuar “entregando” mais conteúdo que tem mais curtida, independentemente de os usuários verem ou não. Não vejo, nesse sentido, um campo de possibilidades mais amplo pra quem se dedica aos conteúdos: afinal, se só vemos o que o app entrega como relevante, de que relevância e qualidade estamos falando?

Deixamos de mensurar curtidas, passamos a mensurar compartilhamentos, comentários, arquivamentos… Sempre haverá outra métrica para valorar simbolicamente um ou outro perfil. A questão é como cada um que utiliza redes sociais como veículo de divulgação de seu trabalho se posiciona e segue atuando.

O que acredito que seria uma mudança radical e impactante nas mídias sociais é ocultar o número de quem nos segue e de quem seguimos. Afinal, é este que me parece ser o maior capital simbólico nessa mídia. .
Qual a sua opinião sobre essa mudança? Algo muda na sua prática de divulgação ou na sua forma de se comunicar?
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