… mas não é só desse conhecimento da razão que ele tá falando!
.
Esse foi um dos pontos marcantes do encerramento da Especialização em Gestão da Complexidade pra mim: ampliar a percepção do conceito de conhecimento. Espinosa (ou Spinoza) define 3 tipos:
1️⃣Imaginação – um conhecimento confuso, um tanto inadequado, incompleto e pouco autoimplicativo (por exemplo: colocar a culpa das nossas emoções em algo fora de nós, como nas coisas, nos outros, nas situações…, ou mesmo a forma como justificamos nossos medos e superstições). Para ele, os afetos (principalmente a alegria) são o caminho para sairmos da relação causa e efeito linear.
2️⃣Entendimento – racional, autoimplicativo e mais potente, o entendimento está na relação entre nossos afetos e/com o mundo. Na observação atenta da natureza se encontram saberes, mas não basta só observar e pensar, é preciso agir, experimentar-se na relação com o mundo. O conhecimento não acontece só no mental, como estamos acostumadas/os a acreditar, para ele, o conhecimento só se dá nos e pelos nossos afetos. Ou seja, não tem essa de separar razão de emoção, elas dependem uma da outra pra serem efetivas.
3️⃣Intuição – aqui é outro nível, a intuição de Espinosa não tem nada de esotérico, tem a ver com um conhecimento profundo das coisas – saber que somos feitos da mesma substância, a potência divina (divino ligado à natureza aqui). É por meio dela que podemos entrar no campo da liberdade. Então, como acessá-la? Agindo no mundo, assumindo nossa potência de ser, criadora de nós mesmas/os e do mundo.
Resumindo: o conhecimento passa pelos planos da imaginação, da razão e da intuição.
.
Mas eu escrevi tudo isso mesmo só pra processar um pouco o final de semana:
*️⃣o fim do curso, ontem, caiu bem no aniversário do Espinosa (380 e tantos anos) e foi lindo de viver;
*️⃣ nesse curso, sinto que vivenciei esses tipos de conhecimento no enfrentamento com a complexidade – e aprendi que gestão da complexidade não é “falar sobre”/conceituá-la, mas vivê-la em e por meio da linguagem, da emocionalidade e do corpo;
*️⃣ os poros são os olhos do corpo.
.
#t36 #appana #gestãodacomplexidade #espinosa #conhecimento #ontologiadalinguagem #escritasdemim

PS: Este resumo é reescritura de uma aula e a fonte é @ktribas, 2019. Pra quem quer saber mais sobre esse conceito também vale ler os textos dos “Gêneros do conhecimento” no site Razão Inadequada.