Um erro comum na criação da estratégia de comunicação de negócios autorais é replicar modelos estratégicos de grandes empresas, testar várias vozes e formas que não combinam em nada com a pessoa que conduz o negócio, nem com aquilo que entrega. Para uma grande empresa, esses modelos funcionam, pois o ethos e a identidade dela é uma criação coletiva, que envolve diversos agentes e intenções. O negócio autoral costuma ser uma extensão de quem a pessoa é, e sua entrega tem a ver com a bagagem de conhecimentos e experiências que ela foi somando ao longo da vida.
Exemplos de profissionais que têm um negócio/projeto autoral: consultores em geral, escritores, coaches, profissionais da saúde que tocam um consultório próprio (como médicos, nutricionistas, psicólogos…), terapeutas holísticos, professores particulares, autônomos em geral e todos os que empreendem uma causa ou um modelo de negócio que é expressão de sua singularidade.
Nesses casos, a chave da estratégia de comunicação está nas PALAVRAS. As palavras são o núcleo da identidade da sua marca. São a base para todas as outras construções tão necessárias para a sustentação de um negócio: identidade visual, branding, marketing, atendimento, formatação e entrega de produtos e serviços… Então, quem escolhe as palavras-chaves do seu negócio?
Escolher vem do latim “legere”, a mesma raiz etimológica dos verbos “ler” e “eleger”. E como diz o escritor Mia Couto, “o drama é que hoje estamos deixando de escolher. […] Cada vez mais somos escolhidos, cada vez mais somos objecto de apelos que nos convertem em números, em estatísticas de mercado” (Couto, “E se Obama fosse africano?”, p.113).
Pare de ser escolhida/o por modismos e gatilhos mentais! Comece você a escolher como autora/autor do discurso que seu negócio comunica! Meu convite para apoiar a exploração de suas palavras é o Workshop on-line de Identidade Profissional, nos dias 10 e 12 de setembro, via Zoom. Reserve uma das 3 vagas disponíveis enviando uma mensagem inbox ou acessando bit.ly/idpro3. Espero por você!
Recent Comments