Quem escolhe a estratégia de comunicação do seu negócio? A estratégia é definida a partir de intenções claras do que e do como você deseja expressar, canais que vão veicular essa expressão, conexões que busca gerar e público que quer atrair.

Um erro comum na criação da estratégia de comunicação de negócios autorais é replicar modelos estratégicos de grandes empresas, testar várias vozes e formas que não combinam em nada com a pessoa que conduz o negócio, nem com aquilo que entrega. Para uma grande empresa, esses modelos funcionam, pois o ethos e a identidade dela é uma criação coletiva, que envolve diversos agentes e intenções. O negócio autoral costuma ser uma extensão de quem a pessoa é, e sua entrega tem a ver com a bagagem de conhecimentos e experiências que ela foi somando ao longo da vida.

Exemplos de profissionais que têm um negócio/projeto autoral: consultores em geral, escritores, coaches, profissionais da saúde que tocam um consultório próprio (como médicos, nutricionistas, psicólogos…), terapeutas holísticos, professores particulares, autônomos em geral e todos os que empreendem uma causa ou um modelo de negócio que é expressão de sua singularidade.

Nesses casos, a chave da estratégia de comunicação está nas PALAVRAS. As palavras são o núcleo da identidade da sua marca. São a base para todas as outras construções tão necessárias para a sustentação de um negócio: identidade visual, branding, marketing, atendimento, formatação e entrega de produtos e serviços… Então, quem escolhe as palavras-chaves do seu negócio?

Escolher vem do latim “legere”, a mesma raiz etimológica dos verbos “ler” e “eleger”. E como diz o escritor Mia Couto, “o drama é que hoje estamos deixando de escolher. […] Cada vez mais somos escolhidos, cada vez mais somos objecto de apelos que nos convertem em números, em estatísticas de mercado” (Couto, “E se Obama fosse africano?”, p.113).

Meu chamado a quem empreende um negócio autoral (no início ou em momento de reposicionar a marca) e também a quem intraempreende nas empresas (e busca desenvolver uma cultura organizacional mais humana), é refletir sobre as PALAVRAS e os discursos que desejam defender, evitar, difundir, conservar como primeiro passo para criar sua estratégia de comunicação.

Pare de ser escolhida/o por modismos e gatilhos mentais! Comece você a escolher como autora/autor do discurso que seu negócio comunica! Meu convite para apoiar a exploração de suas palavras é o Workshop on-line de Identidade Profissional, nos dias 10 e 12 de setembro, via Zoom. Reserve uma das 3 vagas disponíveis enviando uma mensagem inbox ou acessando bit.ly/idpro3. Espero por você!