Muita gente começa sua estratégia de comunicação com foco no público, chamado no caso de “alvo”, pois se quer alcançar ou atingir. Há também a ideia de começar criando uma persona (avatar desse alvo) e, em seguida, criar produtos e serviços com base na necessidade e dores desse ser imaginário ou criado a partir de pesquisas.
.
Na estratégia de Comunicação Autoral, sobretudo em inícios de negócios/projetos, vamos na contramão dessa prática. Pensamos no público só depois de:
🌱Ter definido uma identidade verbal.
🌿Refletir e se apropriar de um posicionamento a partir do que se conserva e cultiva. 🌼Expressar a voz autoral, colocando no mundo aquilo que se tem a oferecer.
.
Por que ir na contramão? Justamente porque quem está começando um negócio ou projeto autoral ainda não tem total clareza de quem é o público que realmente vai atender, pois não experimentou o suficiente a oferta de seus produtos e serviços. Criar uma oferta só a partir do que se imagina de um determinado público pode ser arriscado, sobretudo num negócio autoral: quem cuida do negócio pode acabar perdendo a motivação, se sentir perdida e inclusive oportunidades de se conectar com públicos potenciais que nem consegue imaginar na fase inicial de seu (re)posicionamento de marca.
.
Nos negócios autorais, acredito que é muito mais estimulante a criação a partir do que se observa de si e do mundo, num equilíbrio dinâmico e orgânico. Uma forma de criar que não se fecha em “nichos” (caixinhas) de públicos, mas que se permite ouvir chamados internos e externos e trabalhar com o que acontece, com o que emerge, o que afeta (mantendo a clareza do porquê começou todo o movimento e a consistência de seu posicionamento). Acredito que só assim é possível criar um negócio autoral que atrai pessoas reais que realmente se conectam com nossa mensagem. .
Por menos alvos e por mais estratégias de comunicação com vida e movimento, onde nosso público possa se nutrir de forma sustentável tanto para quem cuida do negócio quanto para quem consome o que se oferece.
.
Vc também se conecta com essa mensagem? Está buscando apoio na construção da sua identidade profissional e na sua estratégia de comunicação autoral? Então fica por aqui que sempre tem oportunidade de refletir sobre isso: pelos posts, stories, workshops e processos individuais. Quer começar agora? Mande uma msg e vamos conversar! .
#comunicaçãoautoral #estratégiasdecomunicação #slowcommunication #marketingconsciente #comunicarconecta #empreededorismofeminino #incipithub