23/3/2016 | A Incipit nasceu ariana com verbo latino imperativo no nome que significa “Começa”. Não foi à toa. De longa gestação, a Incipit encontrou lugar propício à existência em 2016, sob o olhar de outras sete mulheres empreendedoras do coletivo Põe no Mundo. Quando entendi que autoralidade é diferente de protagonismo, a Incipit nasceu. À primeira vista, pode parecer que autoralidade é individualista e egocêntrica. Mas foi só sendo membro de grupos (e me desafiando como facilitadora) que fui compreendendo meu papel autoral. Isso porque no grupo nem todos podem ser protagonistas, mas todos podem ser autores e desempenhar outros tantos papéis (líder, observador, executor, articulador etc) para que o coletivo de alguma forma protagonize uma causa, uma atividade, um projeto.
.
Nesses dois pares de anos (que podem parecer pouco no tempo cronológico, mas que são tanto aqui dentro), aprendi que os fazeres autorais são potencialmente férteis. E que é na ação propositiva e nos encontros que nossa criação pode se expandir e existir. Por isso que Incipit é verbo: pra me lembrar desse movimento autoral.
.
💌Na terceira das Cartas para Destravar sua Voz Autoral conto um pouco desse percurso em relação com o papel autoral nos tempos atuais. Se não chegou no seu e-mail, é só pedir.
.
(foto 2: o primeiro encontro do Books, notes and beers – lançamento da Incipit com Coaching Literário num bar em São Paulo)
(foto 3: o encontro sobre o tema Visibilidade, da série de sete valores literários discutidos)
.
#incipitfaz4anos #incipithub #comunicaçãoautoral #coachingliterário #autoralidade #papelautoral