Blog
Escrevemos
O desafio da curadoria não é mais (só) conteúdo
Estamos vendo o termo curadoria aparecer no meio digital como promessa ou recurso para resolver um problema antigo: buscar e filtrar conteúdos relevantes e verídicos. Esse foco conteudista ofuscou nosso olhar para um desafio muito maior: o design e a funcionalidade de plataformas que abrigam esses conteúdos são insuficientes para gestão de conhecimento. E agora?
[Podcasts] 4 episódios sobre Comunicação Autoral
Nem só de escritos vive a Comunicação Autoral. Talvez por mostrar mais esse ofício, as pessoas associem o que faço ao universo do escrever: estruturar ideias no papel, criar/reconhecer seu estilo e tom de voz na escrita, traduzir ideias em textos que informem e...
A tal das cartas para destravar sua voz autoral
Desde o início de 2020 escrevo cartas para destravar a voz autoral e envio mensalmente por e-mail para quem quer receber. A ideia das cartas é me corresponder com quem também é fiel ao textão (mesmo com o algoritmo valorizando vídeo e textos curtos em balões com...
Humanizar a Comunicação na Revista Coaching Brasil
É no percurso que nossa pesquisa vai ganhando forma. Desde de 2019, a @miprazeres e eu estamos estudando essa história da comunicação humanizada no campo da prática. Para isso, entrevistamos pessoas que se dedicam à comunicação com essa qualidade com diferentes...
Incipit Hub faz 5 anos
Há 5 anos nascia a Incipit. Ela veio como projeto, uma proposta pra mim, e de mim pra fora, de interseccionar os mundos por onde eu circulava - o acadêmico, o editorial e o educacional. Veio como proposta como é típico dos inícios: lançar pontos de partida, com...
Cartas para Destravar sua Voz Autoral
A edição 2021 da série Cartas para Destravar sua Voz Autoral começa saindo das entrelinhas! Nela, conto um pouco do que me fez adiar a retomada das cartas este ano e trago novidades fresquinhas, as top trends das décadas de 60-70, rs, sobre autoria. . Todo mês...
Comece pelo o quê, uma provocação
Quando recebo empreendedoras/es autorais (ou autoras/es de seu próprio projeto) por aqui, a maioria chega com muitas respostas sobre seus POR QUÊS. Só que o excesso de clareza desses motivos, valores, talentos, missão (ou o que entra no balaio dessa pergunta) acaba cegando a própria visão e linguagem para O QUE é o projeto/negócio, para o que é a entrega.
O papel do Slow Content na Estratégia de Slow Marketing
Este é o 40o. post do meu feed em 2020, e isso diz muito do que refleti sobre produção de conteúdo em redes como esta neste ano. Você pode questionar: mas e a presença digital? E o algoritmo? E a expansão da sua mensagem? E...? Por outro lado, foi talvez o ano que...